Pensamento crítico

Atuamos com profissionais qualificados com mais de 40 anos de experiência multidisciplinar.

Pense na seguinte situação real, que provavelmente já aconteceu com você: em um restaurante, você se dá conta que respingou molho de tomate em sua roupa nova. Imediatamente, você faz como quase todos nós um dia já fizemos: pega o guardanapo de pano, molha a ponta em seu copo de água e passa levemente sobre a mancha. Você chega a pensar que não funcionaria, mas a sua cabeça já deu o comando e a mão já está a caminho. Resultado: uma mancha espalhada.

Conclusão: quando estamos dentro da situação, nem sempre temos o distanciamento necessário para pensar nas consequências das nossas decisões e agimos sem considerar todos os cenários e resultados previsíveis.

A XMTA auxilia você a pensar através de um processo disciplinado que recorre a estratégias de pensamento criativo e crítico. É preciso tratar de forma clara as questões mais difíceis, mais sensíveis. O que pode ou precisa ser mudado será sempre a principal fonte de ganho potencial. Continuar atuando da mesma forma tende a gerar os mesmos resultados de sempre.

Aliado a isso, a transparência na comunicação e no tratamento destas questões tem sido fundamental para construirmos relações longas e duradouras, de efetiva parceria.


Processos

O Gerenciamento de Processos de Negócios tem por objetivo alinhar os processos de uma empresa à sua estratégia, seus objetivos e valores. São utilizadas diversas ferramentas e técnicas de gestão, tais como mapeamento de processos, modelagem, documentação, automação e monitoramento por KPIs (indicadores de desempenho).

Sistemas de gerenciamento de processos permitem a rápida identificação de gargalos e de fatores críticos para o sucesso de uma tarefa ou do negócio como um todo e contribuem de forma decisiva para a otimização e automação de processos a partir das melhores práticas e da experiência acumulada e documentada pela empresa.

O objetivo final é a melhoria dos processos como forma de alcançar os resultados esperados: rentabilidade, satisfação dos clientes, otimização de custos, entre outros.


Controles

O controle está associado à diminuição da incerteza em relação a eventos futuros.
Tudo está sob controle se o grau de dúvida em relação aos procedimentos de todas as atividades, e suas consequências, está dentro de um limite tolerável. Assim, quanto melhor o controle, menor o risco.

O controle também pode aumentar a eficácia, atingindo o efeito desejado, como por exemplo, diminuição de custos ou de tempo de execução de tarefas, daquilo que já é feito com eficiência (atividades realizadas com processos bem estruturados).

Os controles internos podem ser considerados eficientes e eficazes se a Alta Administração e Diretoria tiverem uma segurança razoável de que:

• Os objetivos das operações da Entidade estão sendo alcançados (objetivos das operações);
• As demonstrações financeiras publicadas são preparadas de maneira confiável (objetivos de relatórios financeiros);
• As leis e regulamentos aplicáveis estão sendo cumpridos (objetivo de conformidade).